Formato Guifes #1

“O MUNDO ESTÁ ESTARRECIDO”, por João Pinto

Trump já é candidato. Erdogan ditador de facto.

O que têm em comum os reis do telejornal no segmento “estrangeiro”? A busca pelo dinheiro. Erdogan e Trump, fundamentalistas encapotados, não de deuses diferentes e cada um para seu lado, mas de um deus unificante, que com mais ou menos turbante, motiva tanto o senhor de Istambul como o representante da américa azul.

O dinheiro, senhores.

Trump viu a falha no sistema. A eleição para presidente era para cada pretendente um longo e moroso processo de busca e rebusca no passado do oponente de um qualquer pecado que o manche ou torne incoerente. “Então, isso é cá com a gente”- disse Trump, omnipotente. Se é escândalos que querem, dou-vos um em cada dia. Incoerências então é a minha ortografia. Agora empanturrem-se em trump a cada telejornal. Digam bem ou digam mal. Trump, trump, trump.

Armas, construção, saúde, educação, na maçonaria americana até a barraca abana com a chegada do capachinho branco. Portanto, se trump leva as mini mãos ao pote, é um casamento com um dote que o mundo não consegue pagar.

Trump diz-se religioso, católico extremoso, e é-o de facto. Só que a Bíblia vem em extrato.

Erdogan é outro que tal. A europa portou-se mal, e desde os anos noventa que promete e depois não dá. Ninguém aguenta e lá está: Antes sozinho que mal acompanhado. Falhou o golpe de estado e começou a matança. Relembro que nesta dança, há mais que dois a dançar. Basta rebobinar a cassete e relembrar o lembrete do porquê da não adesão: a turquia na EU seria o campeão! Mais população, maior produção agrícola, maiores forças armadas! Que ideia ridícula! Vão lá agora as coitadas da Alemanha e a França perder espaço na dança a compasso do tango de Bruxelas. Ponham as culpas no Chipre, na pena de morte ou nas iscas com elas, e pode ser que tenhamos sorte e eles esperam até entrar. Azar. Vai de purga à primeira chance e antes que mais alguém dance, poderes reforçados para Erdogan, que entre a tareia e o IBAN, ainda reforça o pé-de-meia.

Erdogan diz-se religioso, muçulmano extremoso, e é-o de facto. Só que o Corão dele vem em extrato.

Deixa a tua opinião...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s